domingo, 26 de julho de 2015

Dirce Riedel


A Professora Dirce Côrtes Riedel ganhou em 2012 uma Casa de Leitura em sua homenagem, na Rua das Palmeiras, em Botafogo. Esta linda casa foi tombada pela Prefeitura e tem o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e lá acontecem cursos, leituras, exibição de filmes e ainda conta com uma vasta biblioteca que pertenceu a professora.
Dirce Riedel veio de uma família de acadêmicos. Seu pai, La-Fayette Côrtes, foi fundador do Instituto Lafayette, na Tijuca e criador da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, uma das unidades que deu origem à UERJ.
Dirce fez sua carreira docente na Universidade da Guanabara, formando gerações de professores, se dedicando aos estudos de literatura brasileira e crítica literária, sendo especialista da obra de Machado de Assis e Guimarães Rosa.
A cineasta Eunice Gutman, fez o delicado documentário Dirce, mestra em tempo contínuo, que tive o prazer em assistir por ocasião de minha visita à Casa.
Vale a pena conhecer a Casa de Leitura e um pouco mais sobre essa mulher tão sensível e dedicada aos estudos literários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário