sábado, 1 de setembro de 2012

Cozinhar

Quando eu era criança lembro da minha mãe fazendo os almoços mais deliciosos que eu podia experimentar.  Na minha casa tinha jardim e consequentemente temperos plantados e pimentas de várias espécies. As pimentas eram do meu pai e os temperinhos da minha mãe. Ela era uma cozinheira de mão cheia. Tudo era bom e cresci comendo os mais variados legumes, verduras e carnes brancas e vermelhas.
E de tanto olhar e crescer ali, aprendi a cozinhar. Acredito que com o passar dos anos fui aprimorando o paladar e os ingredientes. Sou da época em que rúcula não existia e o agrião reinava absoluto. Não tínhamos essa facilidade que temos hoje de encontrar produtos importados nos mercados. O azeite era o Beira Alta e ponto.
Não só aprendi como passei a gostar. Adoro receber amigos para comer. Acho um dos melhores programas para se fazer. Meu sonho é morar em uma casa e ter uma cozinha grande, aí... vou largar tudo e virar chef! 
Nunca fui muito de seguir receitas e medidas, sou rebelde, vou mudando, vou olhando...e dá certo! Mesmo trabalhando e as vezes chegando em casa tarde, sempre preparo algo gostoso e saudável para comermos. É da minha natureza. Fui criada assim.
Adoro programas de culinária, filmes sobre o assunto, festivais de gastronomia, feiras, hortifrutis, hortas, mercados e livros de receitas, principalmente as rápidas. Queria ter grana para visitar os restaurantes onde os badalados chefs fazem seus pratos incríveis e premiados, mas... não dá para ter tudo na vida. 
A curiosidade com os mais diversificados aromas e paladares brasileiros ou estrangeiros, fazem de mim uma eterna admiradora das cozinhas e das especiarias.  
Cozinhar é um ato de amor.

2 comentários:

  1. Teresa, ainda hoje tenho em minha memória o sabor de uma comida que Tia Íris fazia..carne picadinha com vagem (eu nem gosto de carne!!)mas, como gostava quando ela fazia.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, me deu água na boca e nos olhos! Que delícia de lembrança. obrigada, minha prima. beijos

    ResponderExcluir