sábado, 1 de setembro de 2012

A Cidade do Samba


Ainda não chegou o Carnaval e eu já estou falando dele. É que estive visitando a Cidade do Samba por conta da festa de encerramento do Festival Rio Gastronomia. Feijoada e samba foi a maneira encontrada pelos  chefs e produtores para premiar a melhor feijoada (ganhou a da Vila Isabel) e para festejar o sucesso do Rio Gastronomia. O show ficou por conta de Carlinhos de Jesus, seus incríveis bailarinos e Diogo Nogueira, um lindo intérprete de primeira que fez um showzaço para nos acabarmos de cantar e dançar.

Mas vamos a Cidade do Samba: ela foi inaugurada em fevereiro de 2006 pelo então prefeito Cesar Maia. Um espaço gigantesco que tem como objetivo principal a concentração dos 14 barracões das Escolas de Samba do Grupo Especial. Conseguiram  organizar o caos dos barracões de antigamente, ao menos, aparentemente. O lugar é gigantesco e bem programado. A Gamboa e o Cais do Porto são áreas em crescente revitalização no Rio de Janeiro e a construção da Cidade do Samba nesta localização, facilita o acesso e o os carros alegóricos que, a cada ano são maiores e cabem nos galpões construídos e/ou armazéns reaproveitados.
Recentemente diversas ossadas de escravos foram encontradas em ruas vizinhas à Cidade do Samba, transformado em sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, expressão dada aos nativos vindos da África e que morriam antes de serem comercializados. É uma região do Rio que encanta historiadores e arqueólogos.
Mas no ano passado um incêndio de grandes proporções atingiu 4 barracões bem perto da data do Carnaval. Portela, Grande Rio, União da Ilha e a própria Liesa foram danificados. Uma grande perda com prejuízos incalculáveis. 
Ainda está tudo calmo por lá, fico imaginando quando o carnaval chegar...

A Cidade do Samba é mantida pela Prefeitura e patrocinadores. A Liesa -  Liga das Escolas de Samba é responsável por manter o local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário