quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lagoa

Rodrigo de Freitas foi herdeiro de seu pai, também Rodrigo de Freitas, que era dono de terras as margens de uma grande lagoa no séc.XVI, conhecida pelos índios como Sacopenapã.
Provavelmente, Rodrigo nunca pensou que essa mesma Lagoa se tornaria um dos mais belos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Todas às vezes que passo por ela, não me canso de admirar sua beleza. Pode ser à tarde, à noite, com sol, com chuva, nublado ou não... Ela é bela em todas as circunstâncias climáticas. Morar em um daqueles prédios antigos de apartamentos grandes de frente para a Lagoa é sonho de consumo.
Lembro tanto do filme Meu nome não é Johnny, de Mauro Lima, na cena em que Johnny sai da cadeia de carro com um amigo e quando ele vê a Lagoa, seus olhos se enchem de lágrimas de tanta emoção. É isso, a Lagoa é pura emoção.
Por morar em suas proximidades, sempre passeio por ali e quando minha filha era pequena, a Lagoa e o Parque Lage, eram nossos passeios preferidos.
Clarice tinha um pequeno macaco de pelúcia branco chamado Tião que compramos em uma feira de artesanato em Teresópolis após amor à primeira vista. Quando ela viu o macaco pendurado na barraca, começou a gritar e balançar os pézinhos e mãozinhas dentro do carrinho. Ao macaco só restou se jogar do alto da barraca no colo dela após o vendedor desprendê-lo.
Ela não largava esse macaco por nada do mundo e em um desses passeios matinais, paramos o carrinho na entrada do deck do Vasco, à beira da Lagoa para admirarmos a paisagem. Estava ventando e o vento aumentou tanto que Tião fugiu das pequenas mãozinhas de Clarice e mergulhou na Lagoa!
Eu entrei em pânico e ela começou a chorar. A berrar!
Rapidamente tirei meu tênis e me dirigi para as escuras águas da Lagoa. No local em que estávamos tem uma pequena prainha de areia e foi por ali que entrei. Acho que nunca me estiquei tanto na vida, pois não queria me molhar muito. Com um galho na mão consegui pegar o danado do Tião de volta, que saiu verde e pingando de dentro d’água. Clarice batia as mãozinhas com o sorriso mais lindo que eu já tinha visto
Depois de eu ter me tornado elástica como a Senhora Incrível e colocado o Tião na máquina de lavar, pensei como seria bom se a Lagoa fosse um local onde pudéssemos nos banhar em águas límpidas, mas isso faz parte de outro sonho.

4 comentários:

  1. Como sempre, me deliciei com suas aventuras!

    ResponderExcluir
  2. A situação só não é muito pior, porque em 1981 ou 1982, um biólogo chamado Mário Moscatelli, sozinho, passou a plantar nas margens uma vegetação adequada para ajudar na oxigenação da água. Eu levava meu filho para passear e via ele incansável plantando.

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresa,

    Muito bacana, o texto e as fotos da Lagoa.

    Apesar de tudo, ainda é uma das vistas mais bonitas do Rio.

    bjs
    Bia

    ResponderExcluir