domingo, 17 de julho de 2011

IPÊS

No inverno passado escrevi sobre os Ipês, árvore que tanto me encanta. Resolvi republicar em homenagem aos novos pés de ipês que andei fotografando com meu celular caminhando por aí.
Um mix de explicação e pesquisa:
O ipê é uma árvore brasileira, nativa da América do Sul distribuída às regiões tropicais e subtropicais. Suas flores duram de Maio a Agosto, são numerosas e recortadas e em forma de sino. A sua madeira é preciosa. É uma espécie conspícua e famosa com uma história longa do uso humano, usada como medicamento, e utilizada na medicina alternativa. O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico. Possuindo vários nomes populares, ipê-comum, ipê-reto, ipê-rosa, ipê-roxo da mata, pau d'arco-roxo, etc. A madeira às vezes é comercializada como "pau-brasil", na Mata Atlântica da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Os Ipês podem alcançar até 30 metros, reto ou levemente tortuoso. As flores por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. As sementes são dispersas pelo vento.


Eu tinha uma amiga que em frente a casa em que morou havia um Ipê amarelo e ela sempre dizia que era presente de aniversário, pois todo mês agosto ele estava exuberante em sua janela.

Quando vejo um no caminho eu paro. Paro tudo e respiro fundo.
Depois continuo andando, só que totalmente iluminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário