sábado, 25 de junho de 2011

Haikai ou Haicai

Adoro Haicais .
Haikai é uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade. Como sou objetiva na vida e nos textos, deve ser esta a razão para eu gostar dos haicais.
São poemas de apenas três linhas, ou 3 versos, contendo na primeira e na última, cinco sílabas, que na maioria das vezes, possuem uma métrica pré-estabelecida. São simples e conseguem dizer o que precisam em poucas palavras.

Sua leitura geralmente sugere uma imagem visual pois a sua principal inspiração é a natureza.

Os escritores japoneses que usam esse tipo de poema são chamados de Haijin e o principal haijin (ou haicaísta), dentre os muitos que destacaram-se nessa arte, foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual.

O primeiro autor brasileiro a se utilizar dos haicais foi Afranio Peixoto, em 1919, e que tem uma bela declaração sobre os poetas japoneses:

" Os japoneses possuem uma forma elementar de arte, mais simples ainda que a nossa trova popular: é o haikai, palavra que nós ocidentais não sabemos traduzir senão com ênfase, é o epigrama lírico. São tercetos breves, versos de cinco, sete e cinco pés, ao todo dezessete sílabas. Nesses moldes vazam, entretanto, emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... de encanto intraduzível."
















A flor, o vento passa,
A pétala cai no chão
E leva seu coração.


Juliana
aluna da 8ª séria de uma escola em São Paulo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário