domingo, 7 de novembro de 2010

Tangerina


Quando eu era criança, meu pai descascava a tangerina, ia abrindo os gomos e colocando nos dedos das minhas mãos.
Eu adorava ver aqueles gominhos molhados, de cor vibrante e convidativos a uma deliciosa degustação.
Mas antes de abocanhá-los eu esperava completar o décimo dedo para fazermos um teatrinho com os gominhos. Só depois eu ia comendo um de cada vez.
São lembranças da infância que ficam na memória para sempre. Certamente por isso, a tangerina é uma das frutas que mais gosto.
Dizem que elas foram guardadas durante séculos nos templos chineses como verdadeiras preciosidades. Só em 1880 que ela chegou ao ocidente e se popularizando.
As tangerinas são originárias da Ásia e possui diversas denominações que variam de região para região, como por exemplo, mexerica, poncã, laranja-cravo, mandarina, entre outros menos conhecidos.
Você sabia que a árvore da tangerina tem espinhos?
Sabia que ela dá uma linda e aromática flor branca?
Na chácara da minha bisavó tinham vários pés de tangerinas e laranjas.
Ela tinha um jabuti gigante e eu, pequenina e franzina, sentava em cima dele para observar os pés das frutas. Era capaz de ficar horas ali debaixo da sombra daquelas árvores, conversando com o jabuti.
Minha mãe dizia que elas eram ricas em vitamina C.
Hoje descobri que támbém são ricas em vitamina A e sais minerais - como o potássio, cálcio e fósforo, além de fonte de magnésio. Ela é diurética, digestiva e o chá das folhas, um excelente calmante.
Com tanta coisa boa e além de tudo, saborosíssima, nada como um bom suco gelado de tangerina neste verão que se aproxima.
Só faz bem.

Classificação científica da tangerina:
REINO: Plantae
DIVISÃO: Magnoliophyta
CLASSE: Magnoliopsida
ORDEM: Sapindales
FAMÍLIA: Rutaceae
GÊNERO: Citrus
ESPÉCIE: C. Reticulata

Um comentário:

  1. obrigada pela a classificaçao cientifica mas eu tb percsava dos beneficios para a saude e tambem persiisava de algumas coriosidades

    ResponderExcluir