domingo, 15 de agosto de 2010

A noite que mudou a MPB

O documentário Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil, em cartaz nos cinemas da cidade, é imperdível por diversas razões.
Primeiro porque é uma delícia ver e rever momentos que marcaram a vida de inúmeras pessoas. O filme traz o registro do momento do tropicalismo, dos rachas artísticos e políticos em uma época de plena ditadura militar e a consagração de alguns nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário da música popular brasileira.
Como postei outro dia no Facebook, eu era muito pequena na época do festival da TV Record, mas todas as canções, que eu sei cantar de cor, fizeram parte de toda a minha vida.

O que me chamou muito a atenção foi a gravação do programa, os bastidores, onde todos falavam ao mesmo tempo, fumavam sem parar enquanto davam as entrevistas... Meio como no programa do Chacrinha, que lembro bem. Uma deliciosa bagunça desorganizada.

Cidinha Campos, uma das entrevistadoras, muito esperta e engraçada, com seu vestido verde xuxu dá um show a parte!

Os depoimentos atuais são interessantíssimos e que posso resumir da seguinte forma:


1. Caetano Veloso: sempre a frente do seu tempo e lindo de morrer ao sol do verão baiano.

2. Gilberto Gil: nosso eterno filósofo.

3. Chico Buarque: os olhos azuis mais lindos do planeta e de uma gaiatice deliciosa.

4. Edu Lobo: parece estar amargo com o mundo. Uma pena.

5. Roberto Carlos: o que é o rei??? Inacreditável como está estranho.

Já Sergio Ricardo, Sergio Cabral (pai) e os produtores da TV Record na época, acrescentam o filme as informações dos bastidores, nos fazendo rir e voltar ao passado sem nostalgia ou saudades, apenas felizes de termos vivido essa noite tão especial de outubro de 1967.

2 comentários: