domingo, 2 de maio de 2010

Livraria Dona Laura

Depois de 3 anos dentro da Casa de Cultura Laura Alvim, a simpática livraria Dona Laura fecha suas portas hoje, com um saldão de 50% de desconto nos mais incríveis livros. Os sócios não aguentaram competir com as grandes livrarias do bairro.
Li no jornal, que esta foi a terceira livraria a fechar em Ipanema este ano, enquanto 6 sorveterias de iougurte abriram no mesmo bairro. Algo deve estar errado....
Às vezes nos afeiçoamos por coisas que não sabemos explicar. Esta livraria, de uma forma ou de outra, fez parte diária da minha vida nos últimos 3 anos, desde sua inauguração, ou melhor, desde a obra para que ela fosse inaugurada.
Foram papos e leituras inesquecíveis. Lançamentos e novidades incríveis. Amigos, descobertas, parcerias, conhecimento, cores, letras, palavras, pessoas.

Muitas horas vagas passadas ali dentro, inúmeros presentes comprados também ali, e um aumento considerável em minha biblioteca particular.
No último dia em que estive lá, os assuntos variavam de forma peculiar, com boas risadas de uma triste despedida.

- Ainda tem algum livro da Clarice Lispector?
- Não, já vendemos todos.
- Só temos a ausência.... Resposta de um poeta que estava lá dentro.

- Oba, o livro do Vick Muniz não está com plástico. Que lindo!
- É verdade, mas é muito grande e grosso.. Dá preguiça de ver.
Muitos risos.

- Voce viu aquela ruiva com um piercing na festa? Falou um rapaz que estava entrando para o amigo.
- Vi, linda, gatinha...Deu para pegar várias...
- Assim, ficando com muitas mulheres, voce nunca vai encontrar o amor. Falou novamente o poeta.
Risos gerais na livraria.

E por aí foi. Vários transeuntes, compradores ávidos por livros com descontos, pessoas novas, vários livros separados para pagarmos depois e uma certeza: livros e palavras estão entre os melhores prazeres da vida.

4 comentários:

  1. Que pena !!!! Fico triste pelo público da Casa, pelos donos, e por Ipanema inteira. Federica

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tomara que entre outra rapidinho no lugar! Estamos torcendo para isso.

    ResponderExcluir
  3. Pena que eu nao soube desse saldão. Soube do fim da livraria de forma mais melancólica. Estava por perto ontem e resolvi ir à Laura Alvim tomar um café e fuçar uns livros. Por mais que eu goste da Travessa e da existência de livrarias grandes, eu gosto de variedade, gosto que exista uma livraria em cada canto.

    ResponderExcluir
  4. Teresa,
    eu tb tenho um certo fascínio pela Igreja da Penha, como vc , só havia ido até lá c/ minha mãe e irmã, qd criança.Ano passado voltei.Foi incrível.A Igreja uma jóia.Toda restauradinha.E a vista lá de cima?E os urubus voando, q a gente vê bem de perto e acabei achando eles bem interessantes, altaneiros, sabe, c/ postura de ave grande, meio condor dos Andes.Bem, subir a Penha é um programa e tanto...

    ResponderExcluir