sábado, 14 de novembro de 2009

Muro de Berlim (1961-1989)

Todo mundo tem uma história para contar sobre o muro de Berlim que agora no último dia 9 de novembro fez 20 anos de sua derrubada, levando junto com os destroços uma inesgotável história sobre a Guerra Fria e o maior confronto entre o Ocidente e o Oriente.
As comemorações festivas da liberdade dos 20 anos sem muro contou com intervenções e instalações artísticas, shows, discursos de políticos dos 4 cantos do mundo, lembranças tristes e felizes, etc.
A minha história sobre o muro é simbólica:
Nesta época, em 1989, eu trabalhava com o Cacá Diegues e ele tinha feito o filme Dias Melhores Virão que causou uma polêmica enorme pois estreou primeiramente em horário nobre na TV Globo. Experiência inédita e única na época.
O filme foi selecionado para o Internationale Filmfestpiele Berlin (IFB, Berlinale), um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo.
E Cacá embarcou a convite do festival, com sua mulher Renata Magalhães e a dupla Rita Lee e Roberto de Carvalho. Rita Lee era atriz do filme e, sinceramente, não lembro se mais alguém do elenco embarcou nesta viagem.
Bom, viajar para Berlim já é bastante interessante, acompanhado de Rita Lee, melhor ainda, e divertido! E exatamente na época da derrubada do muro.
Foram muitas histórias e fotos engraçadas e interessantes que ouvimos depois que eles retornaram.

Eu não estava lá, mas ouvir os relatos de quem estava e ganhar de presente o meu pedaço de muro pichado e pintado de vermelho que guardo com muito orgulho na minha estante........”como um troféu no meio da bugiganga,.......ai de mim que sou romântica....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário