sábado, 29 de agosto de 2009

Estação Leopoldina

Todas as vezes que passo por perto da Estação Leopoldina eu me pergunto porque ela está abandonada.
Uma das construções mais bonitas da cidade está literalmente entregue as baratas.

Esta estação ferroviária, denominada inicialmente Barão de Mauá foi inaugurada em 1897 e fechada em 2001, remanejando os trens para a Central do Brasil.
É uma pena que o Brasil não dê valor ao trem como meio de transporte.
Se fosse investido dinheiro e determinação acredito que vários problemas urbanos de transportes poderiam ser resolvidos. Sem falar nos trens rurais que também foram todos desativados.
A última vez que estive na Leopoldina foi um pouco antes dela fechar, por ocasião das filmagens cariocas de Deus é Brasileiro, filme de Cacá Diegues, onde a Leopoldina foi uma das locações.
Neste fim de semana, um grupo de produtores está promovendo um evento grandioso no interior da Estação: Back2Black - festival de cultura negra.

Este festival conta com palestras e shows com Gilberto Gil, MV Bill, Martinália, Ed Motta, Dona Ivone Lara, Luis Melodia, a africana Angelique Kidjo, a cubana Mayra Andrade, um tributo a Tim Maia, etc, etc... além de DJs que tocarão em vagões até o dia amanhecer. Imperdível.
Já que não tem trem, a idéia em transformar o espaço abandonado para eventos culturais é a melhor opção.
Claro, revitalizando a área, para que as pessoas tenham condições de frequentar o lugar sem serem assaltadas na próxima esquina.

Um comentário: