domingo, 19 de julho de 2009

Maurício de Sousa - 50 anos


Não é apenas o rei Roberto Carlos que está completando 50 anos de carreira em 2009.
O desenhista e cartunista Maurício de Sousa também está em festa.
Há 50 anos anos atrás o então repórter policial Maurício de Sousa, publicou sua primeira tira de quadrinhos no jornal Folha da Manhã , atual Folha de S. Paulo. Era uma história vertical, sem texto, e estrelada pelo cachorro Bidu e seu dono, Franjinha, - personagens que, anos depois, ganharam uma turma, a Turma da Mônica.

Não há uma criança brasileira que não conheça a Turma da Mônica, com a comilona da Magali, a fortona e dentuça Mônica, o cachorro azul Bidu, o troca letras Cebolinha, o sujeira do Cascão, sem falar nos personagens coadjuvantes como o Franjinha, o Louco, a Tina e o Piteco, o Horácio, o Astronauta.... E com tantos personagens simpáticos, puros e deliciosos, que embalaram a sua, a minha e a infância dos nossos filhos, não é de se estranhar que Maurício de Sousa é hoje o maior império dos quadrinhos no Brasil, com mais de 200 personagens e 1 bilhão de revistas publicadas e traduzidas em todo o mundo.

O MUBE - Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo, inaugurou uma exposição comemorativa aos 50 anos de Maurício de Sousa.
Outra novidade é o projeto MSP 50, livro em que 50 artistas brasileiros escolheram um dos personagens de Mauricio para, a partir disso, criarem uma história usando seu próprio estilo. Nomes como Ziraldo, Laerte, Fernando Gonsales, Gabriel Bá e Fábio Moon estão na coletânea, que deve ser lançada em Setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário