sábado, 2 de maio de 2009

Jardim Botânico - breve tópico


Uma das mais belas e preservadas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Podemos observar cerca de 6.500 espécies distribuídas em uma área de 54 hectares ao ar livre e em estufas. O Jardim abriga também uma série de objetos históricos e arqueológicos, além de um importante centro de pesquisas, que inclui a mais completa biblioteca de botânica do país.

Com a chegada da família real ao Brasil em 1808, o príncipe regente D. João VI, criou o Jardim da Aclimação para aclimatar as plantas e especiarias oriundas da Indias Orientais. Mas só em 1822, por ocasião da Proclamação da Independência, o Real Horto foi aberto para visitação pública. A partir de então, o diretor Frei Leandro Sacramento, um erudito frade carmelita e professor de botânica, introduziu melhoras no Jardim criando um catálogo de plantas e organizando as aléas.
Em 1880, com a Proclamação da República ele foi denominado Jardim Botânico.
Em 1937 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e a partir de 1991, a UNESCO passou a considerá-lo como reserva da biosfera.

2 comentários:

  1. Raízes tuberosas e folhas carnosas? Hum... parece muito bom... Parabéns, está ótimo o seu blog.
    Marcus Veras

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcus, também gosto muito de suas fotos no seu blog. De vez em quando eu o visito.
    Orquídeas dão um belo caldo....mitológico.

    ResponderExcluir