sábado, 18 de abril de 2009

Passa Quatro


Passa Quatro fica bem no alto da Serra da Mantiqueira, a 250 km do Rio de Janeiro, no Sul de Minas Gerais.
Conheci a cidade no início dos anos 80 na época de faculdade, naquele momento de liberdade e descobertas, de paixão e diversão.
É uma cidade linda, uma estância hidromineral, com seus casarios construídos entre o final do século XIX e início do século XX, formando um conjunto arquitetônico belíssimo e que recentemente foi tombado pelo patrimônio histórico.
Atualmente têm em torno de 15 mil habitantes.

O bandeirantes Fernão Dias Paes Leme em seus manuscritos disse que "...a única passagem tranquila depois de uma garganta profunda de onde se deve galgar a serra e passar quatro vezes o rio que se escorrega por um verde e espaçoso vale, chegarás assim a um pouso."
Isso em 1674!
O rio corta o vale 4 vezes, ou seja, é uma cidade cravejada de montanhas verdes, de água pura e temperatura fria no inverno.

Durante a semana santa toda a cidade participou das comemorações religiosas em razão da morte e da ressurreição de Cristo, com missas, espetáculos teatrais, confissões comunitárias, lava-pés, procissões, etc etc.

Além disso, a prefeitura promoveu um encontro de músicos com um show na praça em homenagem a Chico Buarque, denominado o artesão das palavras. Por ser uma cidade extremamente musical, este projeto foi criado para dar voz aqueles que são profissionais ou não e que puderam cantar e interpretar 24 canções de Chico Buarque em uma noite repleta de gente alegre e bonita e com uma lua cheia deslumbrante!

Desta vez pude conhecer também o projeto Brasil Nota 10, situado em uma casa próxima a estação ferroviária onde um grupo de jovens, através de uma oficina, criou miniaturas em grandes maquetes que contam passagens marcantes da história do Brasil. Imperdível!

Passa Quatro oferece aos visitantes boas caminhadas a pé ou a cavalo, inúmeras e belas cachoeiras, esportes radicais, boa comida, pesqueiros de trutas, hospitalidade mineira com pousadas e um grande hotel e o melhor de tudo: o passeio de Maria-Fumaça pela Estrada Real que liga a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra da Mantiqueira, próximo a Garganta do Embaú.

Boa viagem.

2 comentários:

  1. E depois de todo esse tempo que te conheço, não é que eu ainda não conheço Passa Quatro...Que vergonha! hahahah

    ResponderExcluir
  2. Pois é... quando vier ao Brasil de novo, vamos lá!!

    ResponderExcluir